História

Um pouco de História...
O grupo Ciranda no Arco-Íris nasceu no dia 12 de outubro de 2006, com a estréia da peça: “Melissa, a fadinha trapalhada” texto e direção de Fábio Aiolfi. Primeiro o grupo começou apresentando em escolas, praças e ruas, mas logo conseguiram um espaço no teatro municipal da cidade. Desde sua inauguração seus componentes vem se dedicando em novas formas de representações e estudos teóricos. A “Melissa” torna-se a peça aracruzense mais apresentada.
Chegando em 2008, iniciam o ano com o projeto: “Faz de conta, um conto” criado por Fábio Aiolfi. É uma contação de histórias, que resgata o prazer pela leitura, cultura popular e poesia.
Também criado por Fábio Aiolfi, a “1ª Mostra de Esquetes- Ciranda no Arco-Íris” faz um grande sucesso na cidade.
É fundando o núcleo adulto “Fora da Coxia”, com a estréia da peça “Cleópatra- A Serpente do Nilo” texto e direção de Fábio Aiolfi, e atuação de Lorena Queiroz. Um monólogo dramático que conta a história de umas das maiores rainhas de todos os tempos. Nele, vemos uma Cleópatra mais viva, e mais humana. Coisa não muito vista nos livros.
Novembro de 2008 o Ciranda no Arco-Íris estréia seu segundo espetáculo infantil: “Não igual as outras Princesas” texto e direção de Fábio Aiolfi. Nessa produção é uma adaptação de A Bela Adormecida.
Em 2009 acontecem diversos pontos importantes, com a estréia de mais um espetáculo do núcleo Fora da Coxia. O “Vixe, Maria!” com texto e direção também de Fábio Aiolfi. É a primeira peça a ter uma pré-estréia na cidade de Aracruz. E também a primeira entrar em temporada. Só na sua 1ª já se encontra com ingressos quase esgotados. Iniciam uma mini turnê pelo estado do Espirito Santo, apresentando em diversas cidades e no 4º Festival de Cultura de Guarapari.
O diretor, vendo as necessidades poéticas encontradas no Brasil, inicia com palestras sobre o tema: "A Poesia e o Nosso Dia". Tem o apoio cultural da Associação Poetas Del Mundo, FALASP (Federação das Academias de Letras e Artes de São Paulo) e AILA (Academia Itapirense de Letras e Artes).
Mais uma peça infantil é levada aos palcos, agora é a vez de "A Princesa e o Sapo", adaptação feita por Fábio Aiolfi, que fez sucesso por onde passou.
Em 2010, com novos rumos sobre a carreira do diretor (que decidiu dedicar-se apenas a literatura publicando vários livros), o grupo encerra as atividades, retornando dois anos depois com novos atores e novos projetos. Estréia no mês de outubro de 2012 o espetáculo "O Pastelão e a Torta" adaptação e direção de Douglas Leite.